domingo, 23 de novembro de 2008

Família em foco

Neste fim de semana vi dois filmes com a família como tema. Dois filmes muito diferentes, com enfoques completamente distindos, ambientes diversos... Tudo muito diferente, mas que em comum tem o seguinte ponto: a comunicação entre irmãos, pais, mães... E quanto ela pode ser boa e o quanto ela pode ser difícil.

Um filme artístico X um filme comercial
Um drama brasileiro X uma comédia-romântica americana
=
Duas famílias com problemas

* Feliz Natal - Selton Mello 2008



Uma boa estréia para Selton Mello, ator que está na direção deste filme. Uma história densa e triste que aos poucos é apresentada ao público. Pouco a pouco você descobre os personagens, seus passados, suas mágoas, ressentimentos, problemas... Um filme que traz a tona a poeira por baixo do tapete de uma família completamente desestruturada. Com imagens cuidadosamente escolhidas, closes e cortes que casam bem com a interpretação precisas dos atores (principalmente Darlene Glória e Leonardo Medeiros). Interessante!

* Eu, Meu irmão e Nossa Namorada - 2007



Pra começar o nome em português é ridículo... O nome do filme é: "Dan in Real Life" - que combina muuuito mais com toda a história. Aparentemente mais uma tola comédia romântica americana... Mas o filme surpreente com bons momentos e diálogos interessantes. Ok, tem vários cliches e cenas claramente feitas para provocar risinhos e etc. mas que não fazem o filme ser ruim. Steve Carrel mostra que sabe fazer rir, mas não deixa de ser um bom ator que também sabe demonstrar capacidade dramática. E para manter o tom, Juliette Binoche faz uma boa dupla com ele. O diálogo dos dois na livraria e logo depois tomando um chá são os melhores momentos, na minha opinião.
Outra família problemática, mas esta conversa e saber rir de seus próprios problemas! Passatempo, mas com alguma qualidade.

Nenhum comentário: