domingo, 22 de fevereiro de 2009

+ Filmes... + Filmes...

* Slumdog Millionaire - Danny Boyle 2008



Gostei... e muito!! Este filme tem dividido críticas e opiniões pra todo lado: Uns amam, outros não gostam e acreditam que é exagero da mídia... Bom, não é um filme incrivel, não é super hiper mega diferente e inovador, mas é muito bom! Isso porque é bem dirigido, bem montado, é uma história que une drama, realidade e diversão na medida certa, um filme de esperança, amor, superação em meio a uma realidade nem um pouco bonita e fácil... Ou seja: tem vários elementos para ser um bom filme, e se torna bom graças a um roteiro inteligente, uma eidção bem-feita, que faz o filme tem o timing perfeito, bons atores, uma trilha sonora vibrante e exótica e um cenário fora do 'padrão-Hollywood', a Mumbai pobre na India. Ótimo!!

** Assisti ao filme antes do Oscar e já havia visto outros 2 filmes concorrentes a Slumdog e acho o resultado + que justo: é o melhor filme de 2008. Mas não sei se merecia todos os 8(!) Oscars não... rs


* O Leitor - Stephen Daldry 2008



Esperava um filme mais chato... mas gostei. As críticas brasileiras não foram muito simpáticas com "O Leitor", mas é um bom filme, interessante, com uma boa história e boas interpretações de Kate Winslet e do mocinho David Kross. Nada incrível, mas é legal, vale a pena.

* A Bela Junie/ La Belle Personne - Christophe Honoré



Vi três filmes de Honoré (Em Paris, Canções de Amor e Bela Junie)... e gostei de todos. Cada um a sua maneira, com temáticas diferentes entre si, mas com um ponto em comum (que é o que me atrai): são filmes sobre pessoas reais, seus medos, anseios, reações, esperanças, amores... Filmes sobre relacionamentos entre seres humanos reais e não cinematográficos. Assim, os diálogos são bons, inteligentes, simples e precisos. Neste filme, "A Bela Junie", Honoré faz um filme mais singelo que trata da inocência (nem tanta) dos amores adolescentes, com o foco num grupo de jovens adolescentes e o universo que os rodeia, como o professor 'apaixonado' interpretado pelo sempre ótimo Louis Garrel. Mais uma vez ele não coloca questionamentos morais, expõe situações possíveis de maneira real e sensível... Gostei!!

Nenhum comentário: