domingo, 3 de maio de 2009

ultimos filmes vistos...

Dia 02/06

* Budapeste - Walter Carvalho 2009




----------------------------------------------------------------------------------

Dia 21/05

Vou atualizar neste post mesmo, para nao misturar com os filmes da mostra de Nouvelle Vague.

** Ultimos filmes vistos:

* Atrizes - Valeria Bruni-Tedeschi/2007



* Anjos e Demonios - Ron Howard/2009





----------------------------------------------------------------------------------

* A Janela - Carlos Sorin 2008



Um filme singelo, sutil, simples e realista. Trata de maneira quase poetica sobre o envelhecimento e a morte. O protagonista é um velho escritor Antonio (o escritor e roteirista uruguaio Antonio Larreta) que esta doente e vivendo seus prováveis últimos dias de vida. A fragilidade de seu corpo deitado na cama, contrasta com a rebeldia de seu espírito, que possui ainda energia e vontade de viver. A 'janela' do título torna-se, assim, a metáfora da possibilidade de escapar para a vida externa. Vida que que ele so observa ao longe, pela janela do seu quarto enquanto fica preso a cama. Insensato ou aventureiro, ele escapa e tenta absover um pouco dessa vida externa em uma bela cena por um vasto campo ao sol seco da Patagônia
Longos silencios e lacunas do passado acompanham o filme, mas o foco nao eh explicar, mas sentir... Interessante.


* X-Man: Origens - Wolverine Gavin Hood 2009







Bom! Nao eh o melhor filme de quadrinhos - X-Man 2 e melhor - mas e Wolverine Origens eh bem legal para quem eh fa.. rs. O filme tenta trazer o passado do carismatico personagem e o faz, mas com alguns tropecos em relacao a historia real do HQ, como personagens fora de epoca e tal. Mas de modo geral da pra se ter um boa ideia de como James Howlett - filho de uma abastada família que vivia numa fazenda em Alberta, Canadá - se tornou Logan/Wolverine.
Nem preciso dizer que Hugh Jackman mais uma vez esta perfeito no papel... Ele eh o Wolverine! Outros destaques ficam por conta de Liev Schreiber que faz seu 'irmao' Victor Creed/Dente de Sabre (infinitamente superior que o pessimo Dente de Sabre das demais sequencias X-Man), Denny Huston que faz o Dr. Stryker e Taylor Kitsch como Gambit. A historia, o drama em torno das duvidas de Logan poderiam ter sido melhor explorados, mas o filme se dedica mais a acao em si. Mas, mesmo assim... pra que gosta do genero... vale a pena!!


* Valsa com Bashir - Ari Folman 2008





Um documentario ou um filme de ficcao? Eu vejo este como um filme confissional, de um ex-combatente que resolve trazer suas memorias a tona e torna-las publicas. E o faz muito bem! A opcao de usar uma animacao incrivel, de alta qualidade e perfeicao foi otima, traz todo o clima pesado e triste da Guerra no Libano dos anos 80, sem ser apelativo ou demasiadamente violento (tirando a cena final, que eh bem pesada). Eh um filme forte, realista, que coloca o dedo na ferida meeesmo, que narra episodios dessa guerra que nunca tinham sido relatados. Tem sequencias muito boas, como da 'valsa' em meio a artilharia pesada, do masacre e as cenas das conversas do protagonista com o amigo pscicologo. Mesmo sendo animacao, eh um filme realista e muito bom sobre um tema que no Brasil a grande maioria desconhece e/ou nao se interessa, mas que filmes como este ajudam a esclarecer pontos da longa e complexa rivalidade que existe naquela regiao.

Nenhum comentário: