quinta-feira, 9 de julho de 2009

Ultimos filmes vistos... Ainda no clima frances!

* Paris - Cedric Klapish 2008



Pano de fundo pra filmes, batalhas, historia, sonhos, viagens... Paris. Antiga, charmosa, melancolica, envolvente, linda, unica... Paris. Ha os que a amam, ha os que a odeiam... Mas acredito que ninguem, que a conheca ou nao, seja indefernte a essa cidade.
E so por te-la como titulo, como cenario e como personagem, o filme Paris ja gerou em mim curiosidade. Outros pontos de interesse: o filme eh dirigido por Cedric Kaplish, o diretor do bom Albergue Espanhol e do nao tao bom, mas legalzinho: Bonecas Russas. Acrescido a isso ainda Romain Duris, Juliette Binoche e Karin Viard no elenco... Tinha que ver!



O filme eh singelo, bonito, com belas imagens, numa traducao interessante dos encontros e desencontros (tema caro do diretor) de pessoas muito diferentes em pleno universo parisiense. Gostei das historias, gostei das atuacoes, gostei do filme! So acho que Cedric exagerou um pouco no numero de personagens paralelos e em alguns momentos o filme parece falar de muita gente e de ninguem verdadeiramente, como um balaio de gatos...
Mas, isso eh um detalhe... Paris continua linda e as relacoes humanas, tambem! Bom filme!

* Inimigo Publico n.1 - Instinto de Morte - Jean-Francois Richet 2008



Filme de acao, ganster, mafia.... frances?? Sim! Essa eh a linha deste filme-biografia em 2 partes sobre um dos maiores criminosos que a Franca ja teve: Jaques Masrine. Pra 'encarnar' o tal, ninguem menos do que o sempre otimo Vincent Cassel. Ele esta perfeito no papel e ainda conta com 'colegas' como Gerard Depardieu e Cecile de France. A historia de Mesrine eh bem interessante, cheia de reviravoltas... Mas nada genial. Agora eh esperar pela segunda parte!

* Há Tanto Tempo que Te Amo - Philippe Claudel 2008



Perfeito!! Ha algum tempinho que um filme nao me tocava tanto como este singelo, preciso, envolvente, sentimental (e NADA sentimentaloide) e sincero Il y a Longtemps que je Je T'Aime. A historia da misteriosa Juliette (a inglesa Kristin Scott Thomas magnificaaaa no papel e com um frances otimo), seu passado, seus erros, suas relacoes, sua irma, sua familia... Tudo eh contado genialmente pelo diretor (Philippe Claudel) que pela primeira vez dirige - ele eh escritor de livros famosos na Franca - que sabe a hora certa de revelar cada parte da historia, criando os relacionamentos pouco a pouco, de forma natural, real.
Um roteiro bem contruido, uma bela e triiiiiste historia de dor, de perdas, de reencontros... de amor! Adorei

Nenhum comentário: