terça-feira, 28 de julho de 2009

+ um frances e um americano, pra variar... rs

* Inimigos Publicos - Michael Mann 2009



O charme dos anos 30, clima noir, bandidos ao melhor estilo Mafia (inclusive nas impecaveis roupas), jazz de qualidade na trilha sonora... Tudo isso ja poderia fazer de Inimigos Publicos um bom filme, mas eh sua historia bem contada por Michael Mann (Colateral), que fazem a diferenca. Mann se baseou num livro que conta a historia real de um dos maiores ladroes de banco da historia americana: John Dillinger. Por se tratar de historia veridica o filme poderia ter caido no cliche e se tornado monotono, mas o foco dado no lado humano do bandido, sua relacao com namorada, alternando as cenas de acao bem montadas, com ritmo, deram o tom interessante.
Confesso que estranho um pouco ver um Johnny Deep sem fantasias ou maquiagem (rs), mas ele esta muito bom no papel, contido, sem exageros, preciso no papel do ladrao, tanto que a gente acaba torcendo pelo bandido e nao pelo mocinho... mesmo porque, do outro lado (do que + a frente se tornou o FBI) esta o totalmente inexpressivo Christian Bale. O charme do filme fica com a otima Marrion Cotillard (Piaf), que mais uma vez mostra sua categoria de grande atriz fazendo o papel da namorada de John. Eh entretenimento... mas de qualidade!

------------------------------------------------------------

* Enquanto o Sol Nao Vem - Agnes Jaoui



A diretora e atriz Agnes Jaoui, do otimo O Gosto dos Outros, volta com um filme sutil, que mescla pitadas de humor, drama e melancolia para contar pequenos dramas humanos. Aparentemente uma historia banal que esconde magoas, rancores, frustracoes, amores... sentimentos nao resolvidos, ou mal resolvidos. Com ajuda do seu co-roteirista e ator (sempre engracado) Jean-Pierre Bacri, ela construiu um filme simples, mas que mostra que o ser humano eh capaz de sobreviver às suas pequenas tragedias pessoais. Bom.

Nenhum comentário: